Perguntas frequentes

Funcionamento

Todas as apostas que realiza na TuLotero são validadas por um mediador oficial de lotaria. A cada bilhete é atribuído um mediador, que o valida antes da realização do sorteio. Se, por algum motivo, esse mediador não puder validá-lo, o bilhete é automaticamente atribuído a outro mediador.

As validações seguem uma ordem cronológica: um bilhete não é validado até que o sorteio prévio do jogo ao qual o bilhete se refere seja realizado. Por exemplo, se comprar um bilhete da Euromilhões na segunda-feira para o sorteio de sexta-feira, este não será validado até que o sorteio da terça-feira tenha ocorrido.

O M1LHÃO é atribuído automaticamente pelo terminal do mediador ao validar a tua aposta. Assim, será exibido no teu bilhete na aplicação após a validação.

Tens duas formas: ativando a opção “subscrever-me a este bilhete” durante a configuração da jogada ou a partir de “Meus Bilhetes”, clicando no ícone do coração associado a cada bilhete. Podes configurar a tua subscrição para jogar apenas em dias específicos ou a partir de um montante exato de jackpot.

É muito simples, dirija-se à secção “Meus Bilhetes”, procure o bilhete ao qual está subscrito, selecione o ícone do coração e clique em “Cancelar subscrição”.

Incorporamos esta funcionalidade para que nunca fiques sem saldo e não tenhas que carregar manualmente. Quando estiveres prestes a fazer uma jogada e não tiveres saldo suficiente, será feita automaticamente uma cobrança no teu cartão com a quantia necessária (conforme configurado) para efetuar a jogada. Para ativar esta opção, primeiro deves memorizar o teu cartão bancário quando estiveres prestes a carregar o saldo.

Se jogas com o TuLotero, o nosso algoritmo pode transformar-te a qualquer momento em embaixador, permitindo-te ganhar 1 € por cada novo amigo que tragas para o TuLotero. Ao tornares-te embaixador, atribuiremos um Código de Embaixador único, que os teus amigos deverão inserir ao criar a sua conta ou, mais tarde, na secção “ativar promoções” (antes de efetuarem a sua primeira jogada). Após o novo usuário verificar o seu número de telefone, ambos receberão 1 € no vosso saldo. Quando fores embaixador, poderás aceder à tua secção de Embaixador e consultar o teu código a partir do menu de utilizador.

Prémios

  • Prémio igual ou inferior a 150 €: são depositados automaticamente no teu saldo na aplicação. Podes continuar a jogar com o dinheiro do prémio ou retirá-lo sem custos para a tua conta bancária. Lembra-te, não precisas de ir a nenhum mediador fisicamente para receber o teu prémio.
  • Prémios superiores a 150 € e inferiores a 5.000 €: a gestão do prémio é feita através da aplicação, sem necessidade de deslocações. Só precisas indicar-nos a tua conta bancária (IBAN português) e, num prazo médio de 72 horas, receberás o teu prémio. Requisito legal: em conformidade com a Lei 83/2017, de 18 de agosto, de prevenção de branqueamento de capitais, deves ser um usuário com identidade verificada para realizar transferências de prémios para a tua conta bancária. O processo é rápido e simples, só precisas tirar uma selfie e uma foto do teu documento de identidade.
  • Prémio igual ou superior a 5.000 €: por lei, esta gestão é feita offline. Entraremos em contacto contigo para te felicitar e tratar, sem qualquer custo, do pagamento do prémio para a tua conta bancária (IBAN português). Não te preocupes, iremos guiar-te durante todo o processo para que possas receber o prémio rapidamente, minimizando ao máximo os trâmites legais.

Dirige-te à secção “Saldo” e clica no botão “Retirar” para aceder à tela “Transferência de prémios”. Aí poderás indicar o montante de dinheiro e a conta bancária para onde queres retirá-lo.

Lembra-te de que só podes retirar o saldo proveniente de prémios. Por exemplo, se, após ganhar um prémio de 5 €, tiveres um saldo atual de 10 €, poderás retirar no máximo 5 €.

Requisito legal: em conformidade com a Lei 83/2017, de 18 de agosto, de prevenção de branqueamento de capitais, deves ser um usuário com identidade verificada para poder retirar dinheiro de prémios para a tua conta bancária. O processo é rápido e simples, só precisas tirar uma selfie e uma foto do teu documento de identidade.

Apenas os prémios superiores a 5.000 € estão sujeitos a impostos, com uma retenção de 20% (Imposto de Selo). Prémios inferiores a 5.000 euros estão isentos de tributação.

Não te preocupes, em caso de um prémio maior, trataremos da retenção obrigatória para que o valor líquido seja depositado na tua conta bancária e não tenhas surpresas no futuro. O TuLotero não cobra nenhuma comissão pelo prémio nem pela sua gestão. O teu prémio é integralmente teu.

Os prémios não estão sujeitos a IRS e, por isso, não têm implicações na declaração de rendimentos do vencedor. Apesar disso, caso seja o feliz contemplado, ao levantar o prémio já livre de impostos, receberá também uma declaração da Santa Casa da Misericórdia. Conserve-a durante quatro anos, para a eventualidade de vir a decorrer uma inspeção tributária no futuro. Os aumentos repentinos de património podem chamar a atenção dos serviços de Finanças, pelo que dessa forma poderá comprovar a origem do dinheiro.

Pagamento

Gostaríamos de oferecer o PayPal como método de pagamento, mas as altas comissões que cobra por cada transação tornam impossível a sua utilização. No TuLotero, queremos oferecer os mesmos preços praticados pelos mediadores físicos e não aumentar o preço para os utilizadores. Por isso, decidimos não disponibilizar o PayPal como método de pagamento. Lamentamos o incómodo.

O prazo médio é de 48 horas úteis a partir do momento em que fazes a transferência até que o valor seja refletido no teu saldo. Se quiseres carregar o saldo de imediato, recomendamos que utilizes o pagamento com cartão.

Não recebemos a tua transferência de imediato. Dependendo do banco, geralmente demora entre 24 e 48 horas úteis a ser refletida na nossa conta. Após a receção, o nosso departamento administrativo transfere o valor para o teu saldo na aplicação.